Anúncio provido pelo BuscaPé
Anúncio provido pelo BuscaPé
Compare Produtos, Lojas e Preços

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Os Discípulos Aprendem a Orar

Mateus 6.5-13; Lucas 11.1-13

Orar é falar com Deus, você e eu podemos dizer a Deus quão grande Ele é. Podemos pedir que Ele nos perdoe quando erramos e agradecer por tudo que faz por nós e por outros. É possível conversar com Ele sobre as coisas que nos deixamos tristes ou alegres. Podemos pedir que satisfaça as nossas necessidades e as dos membros da família, amigos, vizinhos, missionários e outros.
O Senhor Jesus orava muito e costumava falar sobre a oração. Quando os discípulos quiseram aprender a orar, Ele ensinou o que deviam e o que não deviam fazer.

Deus Não Honra as Orações Ostentosas (Mateus 6.5)

“Não orem como os hipócritas”, disse Jesus. Hipócrita é a pessoa que quer se mostrar superior as outras, mas não é. Jesus estava falando sobre aqueles que fingem ser bons quando estão em público. “Os hipócritas gostam de orar em pé nas sinagogas e nos cantos das praças, para serem vistos pelos homens”. Jesus os havia observado. Ele sabia que suas orações não eram sinceras e disse aos discípulos: “As pessoas podem ouvir essas orações, mas Deus não as ouve”.
Não se trata de Deus não querer que oremos em público. A oração pode ser uma parte muito importante do culto, da Escola Dominical, do Estudo Bíblico e da Classe de Boas Novas. Mas, quando oramos com outros, devemos ter a certeza de que estamos falando sinceramente com Deus e não só querendo impressionar os ouvintes.

Passe Tempo Falando Sozinho com Deus (Mateus 6.6)

Orar com outros é bom, mas não basta. Sua vida de oração deve incluir períodos particulares entre você e Deus. “Quando orar, entre no seu quarto ou em outro lugar onde possa estar sozinho. Deus Pai vai ouvir a sua Oração sincera e responderá”.

Suas Orações Devem ser Simples e Sinceras (Mateus 6.7-8)

“Não fiquem repetindo as mesmas coisas em oração”, ensinou o Senhor Jesus. “Algumas pensam que Deus vai ouvir se fizerem orações compridas”. Mas ficar repetindo a mesma coisa não é orar com o coração. E não é necessário: “O Pai conhece a sua necessidade antes que faça qualquer pedido”.

Jesus Dá um Modelo de Oração (Mateus 6.9-13/ Lucas 11.2-4)

A seguir o Senhor Jesus disse: “Vocês devem orar assim”. Ele deu então aos discípulos um modelo de oração para ajudá-los – e a nós – a aprender. Ela começa... “Pai nosso, que estás nos céus”. Jesus diz aos discípulos para chamar Deus de “Pai”. Só alguém que é filho de Deus tem o direito de chamá-lo de “Pai”. Você é filho de Deus? Nem todo mundo é. Só aqueles que receberam o Senhor Jesus como Salvador são filhos e filhas da família de Deus (João 1.12). Deus quer ser o Pai Celestial amoroso.
“Santificado seja o teu nome.” Logo em seguida, Jesus ora que o nome de Deus seja “santificado” ou reconhecido como santo. Quando orar, procure ficar tranqüilo e pensar na grandeza de Deus. A seguir, comece a sua oração glorificando o nome de Deus.
“Venha o teu reino”. Deus tem domínio sobre tudo. Neste momento, segundo o Seu propósito, Ele está permitindo que satanás opere na terra. Mas, esse poder de satanás é limitado por Deus. Peça que Ele derrote satanás na sua vida e que Deus reine em seu coração, de modo que se ajuste aos seus propósitos.
Em virtude de Deus estar dando às pessoas oportunidade para escolher entre o que é certo ou errado, entre Ele e Satanás – as coisas não perfeitas agora. Deus, porém, prometeu que um dia Ele irá prender Satanás (atirando-se no abismo sem fundo, Apocalipse 20.1-3) e as coisas vão mudar. Ele vai estabelecer então o seu maravilhoso reino na terra e viver entre nós como nosso Rei. Ele quer que Lhe digamos em oração que estamos realmente esperando com ansiedade por esse dia.
“Faça-se a Tua vontade, assim na terra como no Céu”. Quando o reino de Deus vier a esta terra, as coisas serão perfeitas. Então, finalmente, veremos a vontade de Deus feita completamente neste mundo, como já está sendo feita no Céu agora. Essa é uma época que devemos almejar e pela qual devemos orar. No entanto, devemos também orar mesmo agora, enquanto Satanás continua aqui para tentar-nos, para que Deus faça a Sua perfeita vontade em nossas vidas.
“O pão nosso de cada dia da-nos hoje”. Você pode se perguntar por que precisamos pedir o pão diário a Deus. Seus pais compram alimento para a família não é? São muitas as razões para fazermos esta oração. De um lado, se Deus não der a eles a capacidade para trabalhar, os pais não podem pagar pelo alimento. Deus envia também o sol e a chuva para que a colheita cresça e esta precisa da proteção de Deus contra as tempestades, as secas e os insetos. Deus é verdadeiramente aquele a quem devemos buscar para podermos ter nosso pão diário – e a satisfação de nossas necessidades diárias.
“E perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores”. “Dívidas”, neste caso, significa pecados. “Nossos devedores” são aqueles que fizeram coisas erradas contra nós. Quando agimos mal, queremos que Deus nos perdoe. Mas, você acha difícil perdoar alguém que o prejudicou? Jesus está dizendo aqui que Deus espera que você e eu perdoemos completamente a outros, da mesma forma que Ele nos perdoa. Quando você se sentir incapaz de perdoar alguém, pense em todos os erros que Deus perdoou a você e peça que o ajude a perdoar outros.
“E não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal”.
Podemos esperar tempos difíceis na vida. Jesus nos diz, porém, para orarmos que Deus nos poupará das provações. Devemos orar também para Deus nos livrar das coisas que possam levar-nos a pecar. Satanás nos tentará a fazer coisas erradas. Deus pode nos dar forças para impedir que nos deixemos envolver pelas tentações de satanás.
“Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre. Amém!”
Este é um final maravilhoso para qualquer oração. Nosso Deus controla tudo. Só Ele tem poder para ajudar-nos a cada dia. E fará isso! Não importa o que aconteça, você e eu queremos que Deus tenha todo o louvor e honra.

Continue orando! Deus Vai Responder (Lucas 11.5-13)

Jesus disse depois aos discípulos que nunca parassem de orar. Ele começou com uma história. O que você faria se um viajante batesse à sua porta tarde da noite? Não sobrou comida alguma e já é meia-noite. Você decide então ir à casa de um amigo e pedir-lhe que lhe empreste alguns pães. Quando bate, ele nem sequer atende, só grita:”Minha família e eu estamos deitados. Não nos importune agora”. Mas, você não vai embora e continua batendo e pedindo. O amigo finalmente se levanta e lhe dá o pão. Ouça o que o Senhor Jesus disse em seguida; “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e a quem bate, e abrir-se-lhe-á (vv. 9,10 ). Deus sempre dará a você e a mim o que é melhor para nós, e não necessariamente o que desejamos. Algumas vezes Ele terá de responder “Não”, ou “Espere”. Mas, com freqüência, a resposta será “Sim”. Lembre-se apenas, Ele sempre sabe o que é melhor.


Professor: Não deixe de orar pelos seus alunos e diga isso a eles. Peça que orem por você. Compartilhe respostas à oração e permita que falem de seus louvores e das suas necessidades de oração.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CRIANÇAS © 2008. Design By: SkinCorner