Anúncio provido pelo BuscaPé
Anúncio provido pelo BuscaPé
Compare Produtos, Lojas e Preços

sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Ajude as Crianças a Crescerem Como Jesus Cresceu

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2.52). Este versículo de Lucas nos conta a forma como Jesus estava crescendo, enquanto buscava agradar ao Pai e a seus pais terrenos. Ele também nos ensina como nossos filhos devem crescer. Pense nas crianças em sua vida. Como Deus pode usar para ajudá-las a crescer até o seu máximo potencial mentalmente, “em sabedoria”; fisicamente, “em estatura”, espiritualmente, “em graça diante de Deus; e socialmente, “em graça diante dos homens”.

Ajude as Crianças a Crescerem em Sabedoria

Podemos ter uma influência forte e positiva no desenvolvimento mental de uma criança, ensinando-a alcançar sabedoria. Sabedoria é habilidade para viver segundo uma compreensão de Deus e do seu mundo. A fim de ajudar as crianças a crescerem em sabedoria, devemos incentivá-las a incluir Deus em seus pensamentos, a ver Deus como o Criador, trabalhando em seu mundo e nas suas vidas. Provérbios 9.10 nos diz que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é prudência”. Para ajudar as crianças a obterem uma visão centrada em Deus, comece ensinando-as a reverenciar a bíblia como a Palavra de Deus. Comece a ensinar o Evangelho a elas enquanto são bem pequenas. Ainda antes da criança conhecer a Deus pessoalmente, ele ou ela pode tornar-se sensível a Deus, apreender a respeitar a Sua Palavra, e começar a ver o mundo e as pessoas como criação d'Ele.
As crianças não irão notar automaticamente o Criador, mas se você começar a mostrar a beleza e variedade, a ordem e complexidade presentes em toda parte, elas começarão a ver e apreciar a natureza como obra de Deus. Incentive as crianças a fazerem perguntas tais como “Porque”? e “Como”? Você talvez tenha certa dificuldade para respondê-las, mas esteja pronto para aprender sobre as maravilhas do universo físico e, a seguir, compartilhar o seu conhecimento com elas de maneira simples.
Tente incluir uma pergunta ocasional em sua conversa diária. Por exemplo, você pode pegar uma folha de planta e dizer: “Já viram que obra-prima? Observem todas estas nervuras”. Ou ao acender uma lâmpada diga. “A eletricidade é algo maravilhoso, não é? Pensem em como Deus introduziu esse grande poder em seu universo. E Ele quer que nós o exploremos e descubramos os seus segredos”.

Lembre-se de que o gênio criativo de Deus está por trás de toda a tecnologia moderna. Faça as crianças compreenderem que todas as esplêndidas descobertas da ciência – o átomo, a célula, o olho humano, o processo da fotossíntese, a lei da gravidade, as mares – fazem parte do desígnio de Deus. Diga às crianças que Deus também estabeleceu as leis da matemática, da música e da linguagem (Salmos 19; 66.5). Ao perceber seu sentido maravilhoso e admirável, elas começarão a sentir reverencia pelas obras magníficas de Deus. Desta forma, você vai ajudá-las a lançar as bases para a verdadeira compreensão cientifica – e abrir um caminho para adoração. A historia, a literatura e a arte podem também alertar as crianças para o interesse e envolvimento de Deus nos assuntos humanos. Apresente a elas a vida dos grandes homens e mulheres que seguiram ou rejeitaram – a Deus. Faça que vejam que Deus está sempre trabalhando por trás das cortinas, à medida que a historia se desenrola. Ele é o grande Soberano; Ele controla tudo. A Historia é a “Sua Historia”. Ajude-as a compreender que os talentos artísticos são concedidos por Deus. Ao serem atraídas para uma perspectiva orientada por Deus, as crianças O verão agindo, cuidando das suas necessidades, respondendo ás suas orações, dirigindo suas vidas.

Ajude as Crianças a Crescerem em Estatura

As crianças estão continuamente crescendo, tanto mental quanto fisicamente. Precisamos ajudar os meninos a verem a si mesmo como a criação especial de Deus (Salmo 139.13-16). Encoraje as crianças a aceitarem o corpo que Deus lhe Deus. Jamais caçoe de uma criança por causa da sua aparência. Ao invés disso, reforce uma auto-imagem positiva, fazendo um elogio sincero, como: “Que bom! Você tem muita força no braço!” ou “seus olhos castanhos são lindos”! Comentários calorosos, aprovadores como estes podem significar muito mais para criança do que você imagina. Ajude cada uma a gostar de si mesma, descobrindo e apreciando os talentos e habilidades especiais que a torna única.
Ensine também às crianças que os seus corpos são “Templos” de Deus. Insista em que tratem o seu corpo com respeito, sejam moderadas, se mantenham puras (Salmos 139.13-16; Daniel 1.8; 1Corintios 6.19-20). Ajude-as a desenvolver hábitos sadios e permanentes no terreno da alimentação, higiene e exercícios. Lembre-se de que o seu exemplo - e o seu amor – falam mais alto do que qualquer coisa que diga. Portanto, participe de refeições leves e de atividades recreativas saudáveis com elas.

Ajude as Crianças a Crescerem em Graça Diante de Deus

Um professor entusiasta, piedoso, que gosta de brincadeiras e se envolve com os alunos, irá ajudá-los a compreender Deus. Ensine a eles Quem Deus é, o que Ele faz para dar-lhes a Salvação e como Ele quer que vivam. Deixe que eles o vejam como um seguidor fiel de Deus. Compartilhe com eles o seu entusiasmo ao passar tempo a sós com Deus para ler a Bíblia e orar. Permita que observe que você de ir a igreja para adorar e apreender. Mostre a eles que tem prazer em servir a Deus. Ao mesmo tempo, deixe que os alunos saibam que você tem problemas – e que eles também os terão. Faça que compreendam que as crises são normais em nossa vida. Lembre a eles que Deus está no controle e que Ele se agrada quando eles se aproximam d'Ele a qualquer tempo, em qualquer lugar, não importa qual seja a sua alegria, mágoa ou necessidade (Salmo 55.17). Ajude os alunos a confiarem em Deus, para verem a sua provisão nos bons e nos maus momentos, e a serem gratos (Efésios 5.20). Incentive-os a terem o seu período devocional. As crianças precisam compreender que uma vez que tenham aceitado Jesus como Salvador, Deus espera obediência (Colossenses 3.20, 23, 24); Todavia, devem saber também que Deus as aceita como são e irá perdoá-lo quando falharem (1 João 1.9). Ajude-as a ver que Deus é compreensivo (Salmo 34.18).

Ajude as Crianças a Crescerem em Graça Diante dos Homens

À medida que experimentam a misericórdia e aceitação de Deus, elas irão achar mais fácil mostrar misericórdia e aceitação para outros. Entretanto, desde que a natureza humana é inerentemente egoísta, as habilidades sociais não surgem naturalmente. A verdade cortesia começa quando aprendemos a respeitar os outros e colocamos as necessidades e interesses deles acima dos nossos. Ajude os alunos a compreenderem em sua interação diária com outros, palavras como: “Por favor”, Desculpa, senhor, senhora, senhorita...”
Ensine a eles meios de honrar a seus pais (Efésios 6.1,2; Colossenses 3.20; Lucas 4.35). Ensine-os a se relacionar com bondade e amor com outros salvos e incrédulos (Efésios 4.32; Colossenses 3.12,13; 4.5,6). O caráter semelhante ao de Cristo ganha respeito e proporciona “graça diante dos homens” (Mateus 5.13-16)

Enquanto você disciplina as crianças e as vê crescer, como Jesus cresceu, terá a infinita satisfação de observar suas vidas brilhantes como um testemunho, glorificando a Deus e atraindo outros para seu Filho (Mateus 5.16; João 13.35; Gálatas 5.22,23).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

 

ESTUDOS BÍBLICOS PARA CRIANÇAS © 2008. Design By: SkinCorner